Espaço democrático

domingo, 29 de julho de 2018

ADEUS MARIA DAPAZ!



Maria Dapaz nasceu em Jaboatão dos Guararapes/PE e se criou na cidade de Afogados da Ingazeira no sertão pernambucano. É comendadora da cidade desde 2009 em reconhecimento do seu trabalho artístico e a divulgação do nome da sua cidade em todo Brasil e no Exterior. Em 2011 recebeu homenagem da Universidade Rural de Pernambuco parabenizando-a por seu talento reconhecido internacionalmente, por sua carreira consolidada e a indicação ao Grammy Latino 2004 com o CD “Vida de Viajante”. Morou na Europa seis anos.

É uma artista de muitas qualidades. Seja como autora, instrumentista ou como intérprete, ela tem sua marca própria e um bom-gosto inquestionável. Carismática, Maria Dapaz se destaca pela bela voz potente e afinada. Com seu canto sincero, sua voz marcante e muita sensibilidade, ela mostra toda a beleza de um repertório bem brasileiro.
Como compositora, ficou conhecida no Brasil inteiro com a música da sua autoria “Brincar de Ser Feliz” nas vozes de Chitãozinho & Xororó, tema da novela Pedra sobre Pedra. A dupla também gravou “Bailão de Peão, Loira Gelada e Meu Café da Manhã”.

Hoje tem 16 discos gravados e grande experiência em palcos nacionais e internacionais. Sua paixão pela música se manifestou muito cedo, tornando-se profissional como crooner de grupos de bailes (Marajoara) onde aprimorou o ofício de cantar. Foi para São Paulo onde gravou o seu primeiro disco, Pássaro Carente, pela gravadora Copacabana.

No período em que morou na Suíça, onde lançou 3 discos, se apresentou para plateias exigentes em importantes palcos da Europa, como A Velha Ópera de Frankfurt, Breminale, Festival de Nürenberg e Festival de Música de Berlim Orienta, Festival de Montreux na Suíça, Printemps de Bourges na França com as manchetes: “A voz de fogo vindo do Brasil” e “Um continente inteiro na voz” .

A cantora Maria da Paz morreu  sexta-feira (27/07/2018) em São Paulo, aos 59 anos.e A artista foi vítima de câncer de pulmão.
Maria da Paz estava afastada dos palcos desde maio de 2018, quando se apresentou no Festival Nacional da Seresta.
a cerimônia de cremação ocorreu às 15h deste sábado (28) em Embu das Artes.

Rádio Rosas da Boa Vista
Produção: Gilson Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço democrático, use, mas não abuse!

TV Cultura

CONHEÇA O APLICATIVO DO  ROSAS

VEJO COMO FUNCIONA AQUI

Rádio Rosas